Páginas

segunda-feira

"Mujeres que corren con los lobos" de Clarissa Pinkola Estés

Continuo a ler "Mujeres que corren con los lobos. Mitos y cuentos del arquétipo de la mujer selvaje" de Clarissa Pinkola Estés. A autora, uma psicóloga e psicanalista junguiana, apaixonada por contos que passam de geração em geração, faz uma análise profunda destas histórias. Ela foi descobrir a história original e as suas origens, dos contos que todas nós conhecemos, tais como o "Patinho feio", a "Cinderela" ou o "Barba azul". Toda a sua análise tendo sempre em conta a história original (às vezes bem diferente das versões modernas) mostra como é importante, para nós mulheres não nos divorciarmos do animal (a loba, a deusa) que vive dentro de nós. Segundo ela, muitas das maleitas de que sofre a sociedade feminina de hoje têm a ver com esta dissociação. Estou muito de acordo com a teoria de que a mulher sã é aquela que se assemelha à loba: dadora de vida, vigilante do seu espaço, intuitiva, poderosa e meiga. Estou muito feliz por estar a ler este livro enquanto estou grávida, porque eu sinto-me muito mãe-
loba. E estou ansiosa que a Catarina nasça porque quero lamber-lhe o rosto, os cabelos, as mãozinhas...

A minha versão é em espanhol, mas sei que há uma versão "brasileira".

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails