Páginas

sexta-feira

Fazendo balanços

Tenho tido muita sorte... especialmente durante toda a minha gravidez. Quando descobrimos que eu estava grávida, não tinhamos seguro de saúde e na verdade só o temos há coisa de uma semana. Por esta razão tive de pagar cada consulta particular (ao todo 12), cada ecografia no mais prestigiado centro ecográfico de Lisboa, cada exame.

Dizem que só os ricos é que fazem como eu, mas na verdade ser seguida pelo Serviço Nacional de Saúde, mostrou-se incompatível com o meu desempenho profissional. Tenho a certeza que seria despedida na volta.

É por isso que não posso deixar de me rir quando recebo uma carta da segurança social a informar-me que o meu subsidio pré-natal foi aprovado e que me vão dar cerca de 50 euros por mês. É que os 50 euros não pagam:

uma única das minhas 12 consultas.
nenhum dos exames realizados (4).
metade de uma ecografia (ao todo fiz 4).
nenhum rastreio (1)
nem uma única conta de farmácia (perdi a conta).

E ainda me dizem que só recebo isto por que aufiro de um ordenado, em escalão bastante superior ao da média. Obrigado senhor Sócrates, sabe eu fiz por isso... tirei mesmo uma licenciatura e batalhei para conseguir os empregos.


A única coisa em que recorri ao estado foi no parto (Hospital Santa Maria) e digo que, se voltar a engravidar, mesmo tendo o seguro de saúde, é para o Santa Maria que eu quero ir. Aliás é do senso comum que é nos hospitais centrais que se devem ter as crianças. Ali temos a certeza que as coisas não falham e, só essa segurança basta para nos sentirmos em paz neste momento tão assombroso.

Fui atendida sempre com uma amabilidade que já não se vê neste país. Todos os episódios me foram explicados e todos os mimos dados. No dia em que fui para casa, embora desejasse muito esse momento, pensei "Meu Deus, agora estou por minha conta!" Não é por acaso que as privatizações fazem-se a instituições que já funcionam bem e é por isso que os hospitais centrais serão seguramente o próximo alvo de reforma.

Estar ali aqueles três dias fez-me crescer muito. De repente aprendi ser mulher (na verdadeira expressão desta palavra)... deixei de ser a filha de alguém para ser a mãe. E lembro-me que a determinada altura daquelas noites em branco pensei... "O que é isto?! No que é que eu me fui meter? Foi a maior locura que cometi na minha vida." Assim é. E abençoadas sejam todas as jovens mães deste mundo, as que ainda têm coragem para os ter, mesmo não tendo ajudas, mesmo com pouco dinheiro, mesmo sem apoio da segurança social, mesmo correndo riscos de perderem o emprego, mesmo..., mesmo.

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails