Páginas

terça-feira

Iogurte caseiro

Fiz o meu primeiro iogurte em casa - não, não estou a enlouquecer... apenas à procura do sabor do verdadeiro iogurte, como o que comia em Marrocos todas as manhãs: consistente, sabor forte, levemente azedo.

Aqui fica a receita dada pela minha sogra


Meio litro leite magro
duas colheres de sopa de iogurte natural


Aquecemos o leite numa caçarola até quase ferver (momento em que começa a soltar os vapores e cria bolinhas no bordo). Deixa-se arrefecer durante 10 minutos. Com a ajuda de uma tijela separamos um terço do leite e aí misturamos a primeira colher de iogurte. Voltamos a juntar tudo na caçarola, mexendo bem. Repetimos o processo com mais uma colher de iogurte. e voltamos a juntar tudo mexendo bem. Deitamos o preparado em copos largos ou boiãos de doce e vai tudo para dentro do forno (desligado, é só para manter a temperadura nos 25º / 30 º) durante 6 a 8 horas. Eu fiz durante a noite... de manhã tinha o meu pequeno almoço pronto. Esta quantidade deu para 3 iogurtes grandes (+- 175ml) cheios de bactérias boas para o organismo. Esta é a receita base, mas podemos juntar açúcar, fruta madura, cereais ou ervas aromáticas.

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails